Alugar uma máquina de café, é uma boa ideia
Você já deve saber que café não é “tudo igual”. Muitos fatores, incluindo a água usada, têm influência no resultado da bebida preparada. Mas você sabe quais são as características de um café de qualidade? Neste texto, a Café Sul te mostra!
Continue a leitura abaixo e confira!
Características de um café de qualidade
Existem, basicamente, 7 características distintas que indicam se estamos diante de um café de qualidade. São elas:
1 – Aroma
Assim que os grãos de café são moídos, eles liberam um aroma muito característico — que é o primeiro indicador da qualidade da bebida que está sendo produzida. De acordo com os grandes apreciadores, um café de qualidade costuma ter um aroma com toques florais, de castanhas ou levemente frutados.
2 – Sabor
O sabor é um dos pontos mais importantes — visto que é a partir dele que quase todos os outros fatores são sentidos. É com o sabor que o degustador identifica o amargor, a acidez, a doçura e todo o resto. Um café com o sabor ideal apresenta um equilíbrio de todos esses; nenhum se sobressai muito mais em relação aos outros.
3 – Corpo
Corpo é o nome que damos para a sensação da bebida na boca, ou seja, algo como a sua “textura”. Dependendo da presença de óleos essenciais nos grãos, a bebida pode vir a ser leve, média ou encorpada. É possível encontrar um café de qualidade em qualquer uma das três possibilidades.
4 – Amargor
Todo café deve ter uma sensação de amargor — visto que ele faz parte da composição dos grãos. No entanto, ele deve ser moderado, equilibrado. Quando a bebida tem um amargor excessivo, temos aí um sinal de que o café foi super extraído ou que os grãos são de baixa qualidade.
5 – Acidez
Assim como o amargor, o nível da acidez indica a qualidade do café. Porém, vale lembrar que existem diferentes tipos de cafés de qualidade. Um café com uma acidez um pouco mais baixa é classificado como achatado, enquanto um de acidez média é suave. O grande problema é quando a acidez é muito alta ou muito baixa.
6 – Doçura
Quando o café a ser degustado é de alta qualidade, não há necessidade de adoçá-lo. Isso porque bons grãos também têm, assim como o amargor e a acidez, um nível de doçura. De acordo com o grão, a doçura em questão pode até remeter a sabores de frutas, como o que também acontece com o aroma.
7 – Retrogosto
Por fim, o último fator de influência é o retrogosto, ou seja, o gosto que fica na boca depois que a bebida é ingerida. Um bom retrogosto pode ser curto ou longo e leve, porém nunca muito doce.
A máquina ideal para um café de qualidade
É inegável que a qualidade do grão do café é o que mais influencia a qualidade geral da bebida. Mas não é só isso. É preciso também ter uma máquina que execute a moagem na hora, para que, assim, nenhuma das características fundamentais se perca. Diz-se que o café cru dura anos, o café torrado dura semanas, o café moído dura horas e o café bebida dura instantes. É por isso que moer o café na hora e bebê-lo logo em seguida é algo tão importante.
O investimento em uma máquina que faz a moagem dos grãos na hora se paga rápido, pois comparando com cápsulas, o valor de uma dose pode ficar até quatro vezes menor; sem contar com a vantagem de ter toda a qualidade da bebida.
E nós podemos te ajudar com isso! A Café Sul conta com diversas opções de máquinas — para que você tenha e ofereça um café de qualidade sempre que quiser.