Máquina Café Sul

Aprenda como armazenar café em casa

Quando o assunto é beber café de qualidade, diversos fatores influenciam as características da bebida, desde o tipo de grão até a temperatura da água utilizada. Mas você sabia que a forma de armazenamento dos grãos também exerce influência? É por isso que saber como armazenar café em casa deveria ser um conhecimento comum.


Na sequência deste texto, você poderá saber mais a respeito deste assunto. Mostramos por que exatamente é importante saber como armazenar café em casa e damos 5 dicas para o seu armazenamento ser o melhor possível.


Continue a leitura e saiba mais!


Por que é importante saber como armazenar café em casa?


Por um motivo muito importante: para que ele mantenha as características que bons cafés devem ter. Quando o armazenamento não é feito da melhor maneira, tanto o sabor quanto o aroma são muito prejudicados. Para as pessoas que compram o café e desejam sentir toda a gama de sensações que ele proporciona, isso pode estragar a experiência.


Tendo isso em mente, fica muito claro por que é importante saber como armazenar café em casa. Algumas ações simples e feitas por muitas pessoas são capazes de oxidar os grãos e fazer com que uma boa parte do sabor se perca. E não é isso que você quer para seu café, certo?


Para evitar que seus grãos não percam as características fundamentais, veja abaixo como armazenar café em casa:


Como armazenar café em casa: veja 5 dicas de conservação


1. Evite a geladeira


Nossa primeira dica é evitar completamente a geladeira. Por mais que muitos tenham esse hábito, ele não é nada saudável para os grãos. O que acontece é que geladeiras são locais muito úmidos, e a umidade é um dos fatores que fazem mal para o café.


Isso é ainda mais potencializado quando consideramos os outros produtos que também são guardados nas geladeiras. Os odores fortes de alimentos como a cebola e molhos variados são absorvidos pelo café, alterando seu aroma e sabor.


2. Fuja das luzes


Outro elemento que atua fortemente na oxidação dos grãos é a luz, tanto a natural quanto a artificial. Isso quer dizer que os melhores locais para guardar café são os que permanecem escuros na maior parte do tempo.


Quando consideramos o conjunto umidade e luz, fica muito claro qual é o melhor ambiente de armazenamento: os armários de alimentos.


3. Dê preferência a locais frescos


No entanto, não basta apenas escolher um armário qualquer e pronto. Dependendo do local da casa em que ele está, pode ser que ele receba muito sol. Ou que sofra muito com vento. De forma geral, grandes variações de temperatura não são saudáveis para o café.


Portanto, quando for escolher um armário, assegure-se de que ele não sofra com nenhum dos problemas citados para que seus grãos durem mais e sejam melhores.


4. Invista em potes herméticos


Ainda que de uma forma menos intensa que a luz e a umidade, o ar também oxida o café — e um simples contato dos grãos com oxigênio pode ser prejudicial. Por isso, depois que sua embalagem for aberta, tome cuidado com a escolha do recipiente de armazenamento.


O mais recomendado aqui é optar por potes herméticos, pois eles podem ser bem vedados e, com isso, não permitir a entrada de ar.


5. Atenção à validade


Nossa última dica de como armazenar café em casa não diz respeito ao lugar e à maneira, mas sim ao consumo. Cada uma das dicas acima ajuda a preservar o café por mais tempo, mas é inevitável que ele vença e estrague com o tempo.


Para não acabar bebendo um café de baixa qualidade, procure consumir toda a embalagem em até 15 dias. Depois desse período, as principais características do produto passam a ser perdidas, deixando o sabor irreconhecível.



E você, já sabia como armazenar café em casa? Caso tenha gostado deste texto e deseje receber mais conteúdo, não deixe de acompanhar a Máquina Café Sul no Facebook e no Instagram!

Precisa de ajuda?

Nosso atendimento único está preparado para lidar com as necessidades individuais de cada cliente e ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Especialista via WhatsApp
Desenvolvido por WEBi

Máquina Café Sul