Café aromatizado: saiba como é feito

O café, como bem sabemos, é uma bebida versátil e que pode pode ser feita de variadas formas. Seja para criar bebidas geladas ou até mesmo sobremesas, sempre há jeito de apreciar. Pensando nisso, você já ouviu falar em café aromatizado?

Confira em nosso artigo o que é o café aromatizado, como é feito, qual a maneira correta de armazená-lo e de que forma você pode preparar até mesmo em sua casa. 

O que é o café aromatizado?

O nosso tão amado grão vem se reinventando para atingir novos públicos e o café aromatizado é uma dessas novidades. Nesse método, a intenção, como o próprio nome já diz, é adicionar sabor e até mesmo introduzir o café para quem ainda não é familiarizado com o seu gosto.

Quem adora se aventurar em novos sabores e quer experimentar diferentes sensações, vai gostar dessa ideia. Pois o café aromatizado acrescenta um toque a mais, justamente para agradar os mais diversos paladares.

Esse processo foi criado visando introduzir o café para quem ainda não está acostumado com o seu gosto. Então, se você está introduzindo o gosto do café no seu paladar, mas gostaria de ir aos poucos, essa é uma boa pedida. Quem também está buscando uma alternativa ao café pode gostar de experimentar. 

Uma dica importante para quem quer provar o café aromatizado: confira a origem e procedência do grão. Pois por se tratar de uma bebida onde são adicionadas essências, as impurezas e defeitos do sabor podem ficar escondidos.

Você pode fazer o seu café aromatizado em casa ou adquirir em alguma cafeteria de sua preferência. As possibilidades são infinitas, mas geralmente os cafés com aroma de avelã, baunilha, nozes, chocolate e caramelo são os mais desejados.

Para fazer o seu café aromatizado não tem segredo, isso porque ele pode ser feito da mesma forma como como o tradicional.

Como tornar um café aromatizado?

Se você está se perguntando como trazer um toque especial para sua bebida com o café aromatizado, confira abaixo como isso pode acontecer.

Café aromatizado em casa:

O café com sabor pode ser feito em casa, com ingredientes não industriais que, inclusive, são muito utilizados no Oriente Médio. É possível obter o resultado durante o processo de moagem, misturando o grão com cardamomo, raspas de chocolate, canela e até anis-estrelado.

Outra forma de fazê-lo é utilizando um ingrediente diretamente no seu café. Por exemplo, se você gostaria de deixar a sua bebida mais exótica e ácida, pode adicionar uma rodela de laranja diretamente no café. Vai funcionar bastante com cafés gelados e cold brew.

Como armazenar

Assim como o café tradicional, o café aromatizado também precisa de cuidados na hora de guardar as embalagens, visando a preservação do aromas e sabores. Esse processo é necessário porque o oxigênio costuma retirar parte das notas de sabor do café.

Ou seja, caso não seja bem armazenado, o seu grão pode perder as principais características dentro de três ou quatro dias. 

Aqui em nosso blog, você tem acesso a um artigo feito especialmente para contar em detalhes o armazenamento do café.

De forma sucinta, dê preferência aos potes herméticos e mantenha-os bem fechados e longe da luz solar. Além disso, é muito importante manter o seu café distante de outros pacotes para que não pegue cheiro.

Qual a diferença entre o café aromatizado e o café especial?

Se por acaso você ficou com essa dúvida, é importante ressaltar que o café especial possui descrito em sua embalagem as notas sensoriais que possui. O seu processo é feito de maneira natural, visto que é realizado a partir das reações químicas no momento da torra do grão.

Enquanto o aromatizado, por sua vez, acontece após a torra já ter sido finalizada, o que resulta em um sabor mais artificial. 

O café aromatizado é uma alternativa para quem ainda não se agrada com o sabor do café, mas quer começar a introduzir em seu paladar a bebida. 

O que achou de entender um pouco mais sobre esse assunto? Despertou a curiosidade para experimentar o café aromatizado ou prefere se manter no clássico café pretão? 

Se curtiu este conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades do universo do café, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook

Conheças Máquinas de Café Expresso para locação

Clique aqui para conhecer os modelos das máquinas.

E então, o que achou deste conteúdo?

Nós, da Máquina Café Sul, estamos sempre em busca de novidades e curiosidades sobre o universo do café. Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, basta nos seguir nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra