Café de máquina x Café de cápsula: como escolher?

Máquina de café expresso Syncrony Logic

Antigamente, as opções de apreciar um bom café eram mais escassas, se comparadas com hoje em dia, que é possível degustar uma bebida especial em muitos locais. Diante das alternativas, fica a pergunta: café de máquina x café de cápsula, qual escolher?

Se você ainda não comprou sua máquina de café, é possível que ainda haja dúvidas sobre qual a melhor opção. Por isso, fizemos uma pesquisa para te ajudar nessa escolha. 

Para responder essa pergunta, vamos levantar os prós e contras dessa questão, para que você faça sua escolha o mais consciente possível.

Café de máquina x Café de cápsula: qual a melhor opção?

O café de cápsula, como vantagem primordial, tem o tempo ao seu favor. Afinal, ele costuma ser preparado mais rápido. Veja abaixo como funciona o seu processo:

  • A água que fica no reservatório passa por um processo de superaquecimento no bloco térmico. É a partir do vapor gerado que o calor aciona a agulha que fura a cápsula.
  •  Dentro da cápsula, o café já vem torrado e moído, envolvido por um filtro. É por isso que, ao furar a embalagem, o pó do café não sai na bebida e nem contamina a agulha o suficiente para interferir no gosto da próxima bebida a ser preparada.
  • A quantidade de água no reservatório vai cobrir o café e seguirá a indicação que você escolheu anteriormente ao acionar o botão de café curto, médio ou longo.
  • A pressão da água quente forma um jato e extrai a bebida.

Sua bebida fica pronta em instantes. Porém, o uso de cápsulas tem gerado algumas discussões. Veja a seguir.

Uso de cápsulas e o meio ambiente

Uma pesquisa do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) comparou o impacto gerado em diferentes maneiras de preparar o café. As descobertas chegaram a conclusão que o café em cápsula pode ser até 14 vezes mais prejudicial ao meio ambiente.

A pesquisa levou em consideração o lixo gerado de acordo com o modo de preparo da bebida. Como as cápsulas são feitas de alumínio e plástico, são consideradas de difícil reciclagem. 

Ao escolher esse modo, cada pessoa descartaria ao ano cerca de 2,6 kg de plástico. Apesar de ser um peso relativamente pequeno, vale ressaltar que essa seria a quantidade descartada por pessoa. O que significa muita coisa se analisarmos a população geral.

É importante lembrar que o  alumínio e plástico não são renováveis e, caso não sejam reciclados, levam centenas de anos para se decompor em um processo que gera danos ao meio ambiente.

Café de máquina é uma boa escolha?

Os apreciadores de café adoram degustar uma xícara da bebida de melhor qualidade. Antigamente, o mais próximo disso seria encontrar um produtor ou locais especiais.

Hoje, você pode usufruir desse benefício em praticamente qualquer lugar. Visto que, o café de máquina tornou-se de fácil acesso, seja em clínicas, escritórios ou ambiente de trabalho.

Consumir o café em grãos tem diversas vantagens. Em primeiro lugar, a pureza do produto, por ser moído na hora, já faz valer a pena. Assim você garante que impurezas como serragem ou cascas não estarão presentes na sua bebida. 

O sabor diferenciado, faz o café em grãos ser bastante consumido no mundo. Entre os tipos de grãos, o café Arábica é o mais utilizado. O Brasil inclusive, é o maior exportador do produto.

Veja abaixo os benefícios do café de máquina:

  • Café fresco, moído na hora
  • Mais aroma e sabor
  • Menor custo por xícara se comparado com as cápsulas, por exemplo. Pois um um quilo de café rende 120 xícaras
  • Processo de preparo artesanal
  • Máquinas com maior tecnologia
  • Facilidade em criar bebidas inovadoras

Por fim, o café em cápsula é interessante pensando na praticidade, mas tendo como problemática a questão do lixo gerado e meio ambiente. Enquanto o café de máquina tem como diferencial o aroma e sabor, unido a alta qualidade. Porém, precisa de um investimento, que, com o tempo, valerá muito a pena.

Se você prioriza um modo de sabor artesanal e sabor do café, saiba que nós possuímos máquinas de café, proporcionando bebidas da mais alta qualidade. Então, entre em contato agora mesmo e venha viver essa experiência.

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra