Café expresso e coado: conheça as diferenças

Entre as bebidas mais consumidas do mundo, o café já é popular no Brasil há bastante tempo. Unanimidade nos comércios e casas, a sua forma de preparo costuma ser muito variada por aqui. Dentre essas opções, o café expresso e coado estão no topo da lista.

Mas afinal, você sabe quais são as diferenças entre eles? Além do sabor e a forma de preparo, existem outras coisas que podem influenciar na sua decisão na hora de tomar o cafezinho da manhã ou da tarde.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue aqui conosco e descubra as principais diferenças entre o café expresso e coado!

Forma de preparo entre café expresso e coado

Podemos dizer que o café coado é mais tradicional se comparado ao expresso. Levando em média até 5 minutos para ser feito, a depender da quantidade que se deseja fazer. Já o expresso, como já diz em seu nome, leva somente alguns instantes para utilizá-la em sua máquina de café.

No café coado, você pode utilizar um filtro de pano ou de papel, colocar o pó do café  e despejar a água quente. O preparo desse tipo de café pode ser de forma manual ou mesmo em uma máquina de café simples.

No caso do café expresso, é necessário uma máquina de café especial, pois ela é capaz de usar uma água quente em alta pressão. Se comparado com a água que esquentamos em casa, a da máquina tem nove vezes mais pressão do que a que estamos acostumados.

Nele, você adiciona o café moído no filtro metálico e, ao acionar seu início, a água é empurrada contra ele em alta pressão. E seu preparo é finalizado em aproximadamente 20 a 30 segundos! 

Os tipos de moagem de café 

No café coado, é mais comum utilizarmos os que possuem moagem muito fina, que são os que encontramos nos supermercados. Porém o ideal seria utilizar o de moagem média.

Já no café expresso, a moagem acontece alguns instantes antes de seu preparo, o que garante sua pureza. E por ter uma moagem muito mais fina, recebe ajuda da pressão da máquina em sua extração. 

Quais as diferenças em relação a temperatura da água?

Independentemente da forma de preparo, a temperatura ideal para o café perfeito é entre 91°C e 96°C. 

Quando utilizados temperaturas mais altas do que a citada acima, é provável que o café traga alguns sabores indesejados. Quando feito em temperaturas menores que a indicada, seu sabor e aroma são reduzidos.

Seja usando uma água mais quente ou mais fria do que a indicada, o café não é inteiramente aproveitado.

Outro ponto importante é a utilização da água filtrada, que impede a entrada de cloro e flúor no seu café. A Máquina Café Sul conta com os melhores filtros de água e você pode encontrá-los neste link.

Sabor, textura e aroma no café expresso e coado

No café expresso o aroma é liberado mais intensamente devido a sua precisão na temperatura e pressão. O que resulta num café mais encorpado em sua textura, com o aroma e sabor mais marcantes. Além do fato do café moído ter uma qualidade superior, se comparado com o seu concorrente. 

Já no café coado, temos uma bebida mais suave, diluída e com menos acidez. Para quem ainda está iniciando sua jornada com o café, talvez este seja mais agradável para começar. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças do café expresso e coado, qual vai escolher para te acompanhar no café da manhã ou da tarde? Quem sabe os dois? 

Se você, amante de café ou dono de um negócio, está em busca de uma máquina de café para chamar de sua, saiba que pode contar com a Máquina Café Sul. Aqui você encontra as melhores opções do mercado. É só clicar aqui.

Se gostou deste texto, não deixe de nos acompanhar no Instagram e Facebook!

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra