Café sustentável: veja como melhorar seu modo de consumo

Como bem sabemos – mesmo que por vezes esqueçamos – toda atividade humana produz um efeito no meio ambiente. E justamente por essa razão, devemos sempre estar em busca de soluções e costumes que reflitam positivamente no planeta. E o café sustentável não fica de fora dessa.

A paixão pelo café nas terras brasileiras não existe por acaso. Faz parte da nossa história e já foi base da economia nacional. 

Com um consumo que só vem crescendo ao longo dos anos, os amantes da bebida estão cada vez mais exigentes por um produto de qualidade. E claro, o hábito de tomar café se transforma em uma preocupação e pauta coletiva.

Pensando nisso, a Máquina Café Sul separou algumas dicas para que você fique por dentro de tudo o que envolve o assunto. Continue a leitura conosco e confira.

O café sustentável minimiza os impactos ambientais 

Entenda e observe os indicadores de qualidade da bebida

O processo de cultivo é importante quando falamos de café sustentável. Os cafés advindos de produções sustentáveis possuem selo de certificação de qualidade, manejo ambiental, social e produtivo.

Na embalagem é possível encontrar informações detalhadas sobre o assunto. Como nos indicativos que demonstramos abaixo:

  • Produção: indicando a localização da fazenda, altitude, entre outros;
  • Selos: Orgânico, Certifica Minas, UTZ Certified, Rain Forest Alliance, Nucoffee, Fair Trade, etc;
  • Mostra qual a torra e moagem;
  • Indica o sabor esperado.

Através disso, você saberá qual a qualidade do grão e se trata-se ou não de um café sustentável.

Repense as formas de consumo

Às vezes, pode até parecer bobagem pensar nisso, mas as formas de consumir café podem implicar ou não na produção de poluentes. A depender, é claro, das maneiras em que a bebida é consumida.

Troque copos descartáveis por canecas

Você toma muito café no ambiente de trabalho ou no comércio mais próximo da sua casa? Já pensou em ter o seu copo reutilizável? As xícaras e canecas de louça servem caso seja um ambiente fixo, como o trabalho. Já o copo reutilizável pode ser levado na bolsa ou mochila.

Café para todos

Uma forma simples de utilizar a ideia do café sustentável: vai preparar em casa ou no trabalho? Que tal fazer para muitas pessoas de uma só vez? Dessa forma, todos poderão apreciar a bebida e os resíduos são gerados uma única vez.

Mude o seu método de fazer o café

Nos dias de hoje existem diversas maneiras de fazer o café. Você pode encontrar alguma forma na qual se adapte e que, ao mesmo tempo, possa contribuir com o cuidado ao meio ambiente. O coador de aço, por exemplo, é uma saída para não precisar usar o filtro de papel. A Máquina Café Sul oferece diferentes produtos de máquinas de café que, por sua vez, também não geram outros resíduos.

Conheças Máquinas de Café Expresso para locação

Clique aqui para conhecer os modelos das máquinas.

Café sustentável: reaproveite!

Além do sabor, o café também possui benefícios à saúde, como o café com óleo de coco, entre outros. 

Uma ótima saída é reutilizar o pó do café como esfoliante para pele. As propriedades cosméticas e dermatológicas atuam como anti-inflamatórios e como antioxidantes, que neutralizam os radicais livres, responsáveis por danificar a pele.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, nós temos um texto aqui no blog, que pode te ajudar. Lá, são comentados os motivos que podem beneficiar as mais diversas áreas do corpo.

Por fim, caso você possua uma composteira em casa, saiba que a borra do café pode ser utilizada nela como parte do lixo orgânico a ser descartado. Inclusive, é possível utilizar até mesmo o papel, caso você faça uso do café coado.

Então, o que achou do nosso texto? Assuma esse compromisso com o meio ambiente e encontre formas de deixar o seu café sustentável!

E então, o que achou deste conteúdo?

Nós, da Máquina Café Sul, estamos sempre em busca de novidades e curiosidades sobre o universo do café. Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, basta nos seguir nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra