O que caracteriza uma água potável?

Para que nossa saúde esteja sempre em dia, é de extrema importância que tudo aquilo que consumimos seja de alta qualidade — desde os alimentos até mesmo a água. É essencial, por exemplo, beber uma água potável. Mas você já se perguntou o que, exatamente, “água potável” significa? Sabe o que caracteriza uma água potável? Neste texto, a Máquina Café Sul responde.

Na sequência você poderá ver as principais características de uma água potável, a resposta para a dúvida comum em relação à água da torneira (se ela é potável ou não) e o tamanho da importância de ter um filtro em casa.
Continue a leitura e confira!

Principais características de uma água potável

A Portaria nº 518 do Ministério da Saúde define “água potável” como qualquer água ideal ao consumo humano sem que haja nenhum tipo de risco à saúde. Mas quais são os atributos que a fazem ser assim? Primeiramente, a água potável deve ser tudo aquilo que vemos na escola desde muito cedo: insípida, insossa e incolor, isto é, sem cheiro, gosto e cor.

Mas não é só isso; quando estamos falando em água potável, outras características que ela deve ter são a presença de sais minerais em quantidades específicas e cerca de 5 a 10 mg de oxigênio por litro de água. Quando a quantidade de oxigênio está abaixo do normal, por exemplo, isso indica a presença de microrganismos que podem causar doenças à pessoa que for consumir a água.

A água da torneira é potável?


Muitas pessoas possuem a dúvida. Afinal, não são poucos os que bebem água diretamente da torneira. Além disso, a legislação diz que, sim, a água de abastecimento, ou seja, a água da torneira, deve ser potável. Contudo, isso não garante que a água que chega às casas é efetivamente própria para o consumo. Isso porque ela percorre um longo caminho desde a unidade de tratamento até a torneira.

Durante esse processo, ela pode passar por tubulações velhas e que tenham imperfeições como rachaduras; percorrer um grande percurso e perder concentração de cloro; e, por fim, chegar em uma caixa d’água que fica destampada ou que esteja muito suja. Cada um dos fatores citados acima pode contribuir com a perda de qualidade de água, fazendo com que ela não seja mais adequada para o consumo. 

A importância de ter um filtro

É exatamente graças aos possíveis percalços citados acima que contar com um filtro dentro de casa faz uma enorme diferença. Com a presença de um bom filtro, a qualidade da água não é prejudicada, visto que ele irá reter as partículas de areia, barro e poeira que podem estar presentes na água, além de evitar o excesso de cloro — visto que, por mais que ele mate bactérias, ingerir água com cloro faz mal para a saúde.

Aqui na Máquina Café Sul, nós temos várias opções de filtros, incluindo alguns com funções específicas, como reduzir o cloro, aumentar o pH, eliminar bactérias e muitas outras. São no total mais de 5 filtros diferentes, além de diversos purificadores de água também. Você pode conferir nossos filtros através deste link.

E caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a Máquina Café Sul no Facebook e no Instagram!

Conheças Máquinas de Café Expresso para locação

Clique aqui para conhecer os modelos das máquinas.

E então, o que achou deste conteúdo?

Nós, da Máquina Café Sul, estamos sempre em busca de novidades e curiosidades sobre o universo do café. Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, basta nos seguir nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra