Máquina Café Sul

Café arábica: o que é isso?

Café arábica é um termo muito conhecido pelos maiores admiradores da bebida. Contudo, o consumidor médio provavelmente já se deparou com a palavra mas não sabe muito bem o que ela significa. Como o próprio nome já sugere, estamos falando de uma das espécies de café. Neste texto, a Máquina Café Sul fala um pouco mais sobre ele.


Iremos explicar o que é o café arábica e, além disso, ainda listaremos os principais tipos de café arábica e as diferenças entre eles. 


O que é café arábica?


Como já citamos, café arábica é uma das espécies de café. Outra espécie muito comum, ao lado dele, é o café robusta. O nome arábica vem do fato de que a cultura por trás da bebida foi muito popularizada pela região da Península Arábica — que hoje é composta por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Omã e Kuwait, além de partes da Jordânia e do Iraque. Apesar disso, foi na Etiópia que ele surgiu.


Mesmo vindo de um local específico e sendo popularizado por outro, hoje o café arábica já é produzido no mundo inteiro. Aqui no Brasil, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia são os estados que têm o protagonismo na produção da espécie. Espírito Santo e Roraima, dois estados muito conhecidos pela produção do café robusta, também possuem suas levas de café arábica, ainda que menores.


Quando comparado ao café robusta, podemos dizer que o café arábica é mais requintado, o que pode ser observado no preço. Enquanto o kg do grão de café robusta sai por cerca de R$ 20,00, o de café arábica chega aos R$ 50,00.


Quanto ao sabor, ele é mais suave, adocicado e tem um nível maior de acidez. Costuma ser cultivado em altitudes superiores a 800 metros.


Quais são os tipos de café arábica?


Outro dado interessante a respeito do café arábica é que ele representa aproximadamente 75% da produção mundial de café. Isso só é possível porque existem diversos tipos de café arábica. Algumas das variedades de grãos que mais podemos observar em mercados e em lojas especializadas são tipos de café arábica.


Isso inclui alguns dos cafés mais famosos do mundo, como:

  • Bourbon: existente nas variedades amarelo e vermelho e caracterizado pela intensidade do aroma, pelo sabor adocicado e pela textura suave;
  • Catuaí: assim como o Bourbon, também existe nas variedades amarelo e vermelho, e tem acidez média e aroma adocicado, além de ser um dos tipos mais cultivados aqui no Brasil;
  • Catucaí: temos aqui mais um café que se divide em amarelo e vermelho, tendo uma doçura natural, uma acidez média e um sabor cítrico e frutado.


Outros tipos incluem Mundo Novo, Topázio, Icatu e Acaiá. No entanto, são os três citados e explicados acima as variedades do arábica mais produzidas mundialmente. E você, já sabia de tudo isso? Gostou de conhecer um pouco mais a respeito da bebida que todos amamos?


Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo, não deixe de seguir a Máquina Café Sul no Facebook e no Instagram!

Precisa de ajuda?

Nosso atendimento único está preparado para lidar com as necessidades individuais de cada cliente e ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Especialista via WhatsApp
Desenvolvido por WEBi

Máquina Café Sul