Consumo do café: veja porque essa bebida é tão popular

Como você bem deve saber, o consumo do café já faz parte do estilo de vida de muitas pessoas. Seja apreciando a bebida  para ter o seu gole de disposição logo pela manhã ou utilizando em acessórios e vestuário o formato do grão, para expressar seu carinho.

Mas será que você sabe a razão do café ser tão popular? Então vem com a gente que nós, da Máquina Café Sul, separamos neste artigo os motivos que fazem com que essa seja a segunda bebida mais consumida no mundo! Continue a leitura conosco e confira.

Conheça os dados sobre o grão

Conhecemos hoje no mercado dois tipos de grãos bastante comercializados: o café Arábica e o Robusta. Apesar disso, existem mais de 60 grãos de café no mundo! Normalmente, as bebidas vendidas em mercados são um blend desses dois tipos que se equilibram e harmonizam perfeitamente. 

No ranking das bebidas mais comercializadas do mundo, o grão fica em segundo lugar, perdendo apenas para a água. Isto é, o consumo do café é mais popular do que imaginávamos, e está muito presente ao redor do globo e no dia a dia das pessoas.

O Brasil é o segundo maior consumidor do mundo. Um dado interessante sobre o assunto é que, num estudo realizado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) em 2020, nota-se que 82% do setor é composto por micro e pequenas empresas. Os  números mostram que 70% delas operam com administração exclusivamente familiar. 

Produção do café

Para falar sobre o consumo do café e porque ele é tão popular, é importante ressaltar sobre a sua produção. Motor econômico de muitas pessoas, o café é a fonte de renda de diversas famílias. O que a torna muito mais do que uma simples bebida que você toma todos os dias. 

Afinal, como o nosso país é o maior produtor de café dos últimos 150 anos, grande parte de nosso desenvolvimento se deve ao grão. São mais de 300 mil fazendas cafeicultoras espalhadas por todo território nacional.

Por isso que, há mais de um século, esse grão é tão presente em nossa vida. Fonte de desenvolvimento, ele também é responsável pelos avanços tecnológicos no setor da agricultura. Até porque, a população é reflexo daquilo que o seu país produz, certo? E não é à toa que o café do Brasil é um dos melhores do mundo.

Confira o ranking dos 5 maiores produtores de café no mundo:

  • Brasil
  • Vietnã
  • Colômbia
  • Indonésia
  • Etiópia

E dentre os estados do Brasil que mais produzem, veja como fica o nosso ranking:

  • Minas Gerais: com a maior produção de café do Brasil. Cerca de 50% da produção está centralizada no estado de Minas. (Fonte: Rural Pecuária)
  • Espírito Santo: principal produtor de café Conilon, que é a semente do cafeeiro da família das Rubiáceas, provenientes da África Ocidental e do Sudoeste da Ásia.
  • São Paulo: a produção está focada nas regiões de Mogiana e Centro-Oeste Paulista, em sua maioria, café Arábica.
  • Bahia: também é um estado produtor de café Arábica, na região do Planalto da Bahia e do Cerrado da Bahia. O estado também conta com a produção do café Conilon.
  • Rondônia: com cerca de 2 milhões de sacas anualmente, apenas de café Conilon, e o Paraná, com variedades adequadas ao clima mais frio do café Arábica. 

Consumo do café: principais consumidores

Apesar do nosso país ser o maior produtor de café, o maior comprador da bebida no mundo é uma outra nação da América: os Estados Unidos. Entretanto, no que se refere ao consumo per capita, a Finlândia ocupa o primeiro lugar.

Veja o ranking:

  • Finlândia
  • Noruega
  • Islândia
  • Dinamarca
  • Holanda
  • Suécia
  • Bélgica

Para os amantes do café, independente da classificação, a bebida é sempre número um. Pois já faz parte do estilo de vida de nossos hábitos de consumo. Como podemos perceber, o consumo do café é muito importante para a economia mundial, e com isso, conseguimos entender a importância da cultura do grão.

A Máquina Café Sul conhece bem essa paixão, e oferece os melhores equipamentos e produtos para manter todos os clientes satisfeitos com um grão e uma bebida de qualidade. Confira os produtos em nosso catálogo e invista no melhor. 

Conheças Máquinas de Café Expresso para locação

Clique aqui para conhecer os modelos das máquinas.

E então, o que achou deste conteúdo?

Nós, da Máquina Café Sul, estamos sempre em busca de novidades e curiosidades sobre o universo do café. Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, basta nos seguir nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra