Efeitos da cafeína: entenda como ela atua no corpo

Como todos sabemos, a cafeína é um dos elementos mais presentes no café. Além disso, a substância também está em vários outros produtos que consumimos no dia a dia, incluindo erva mate, chá preto, chocolate e até mesmo alguns analgésicos. Mas, além de senti-los, você já se perguntou quais são, efetivamente, os efeitos da cafeína? Sabe como ela atua no nosso corpo? Neste texto, a Café Sul responde essas perguntas.

Na sequência, você poderá ver como a substância atua no corpo e os principais efeitos da cafeína — tanto os positivos quanto os negativos. Se você tem essas curiosidades, continue a leitura do texto abaixo e saiba tudo isso!

Como a cafeína atua no nosso corpo

Antes mesmo de a cafeína entrar no nosso sistema, ela e suas moléculas já começam a ser processadas na boca. Mas é quando chega no fígado que a cafeína é quebrada pelo órgão, dando origem a teofilina, teobromina e paraxantina. São estas as substâncias que causam os efeitos da cafeína, aqueles que conhecemos tão bem.

Depois de entrar no corpo, seus efeitos logo começam a ser sentidos. Depois dos primeiros 45 minutos a substância já é completamente absorvida e processada. Com isso, ela já pode passar a se difundir pela circulação sanguínea. Estima-se que, na maioria dos casos, o pico dos efeitos da cafeína é sentido após 5 horas; e podem levar 40 horas até que ela seja toda eliminada do corpo. Isso não quer dizer, porém, que os efeitos são sentidos por tudo isso.

Quando falamos em “na maioria dos casos” acima, o que queremos dizer é que sistemas e metabolismos diferentes reagem de formas distintas à cafeína. Alguns fatores, incluindo aí a genética, a idade, o peso, as condições de saúde e até mesmo o humor podem influenciar o efeito. Algo que funciona para uma pessoa pode ser completamente diferente para outras.

Efeitos da cafeína: positivos e negativos

Dito isso, chega o momento de listarmos os efeitos da cafeína. Mas, antes disso, é preciso deixar algo claro: ainda que a maioria realmente seja, nem todos eles são positivos. Quando consumida em quantidades muito acima do recomendado, os efeitos da cafeína podem ter uma resposta negativa do corpo.

Veja os principais efeitos positivos da substância:

  • A cafeína trabalha “enganando” os receptores de adenosina do corpo e, com isso, toma o lugar do hormônio que faz sentir cansaço. É isso que causa o bem conhecido estado de alerta e ajuda a aumentar a produtividade;
  • Ajuda na redução de inflamações e no bloqueio de percepção da dor. Para aqueles que não estão muito bem mas precisam se concentrar, isso é um ótimo benefício;
  • Ela também influencia a maneira através da qual os músculos do nosso corpo usam o glicogênio, o que ajuda a fazer com que eles funcionem melhor e por mais tempo;
  • Faz também os níveis de dopamina subirem. Para quem não sabe, esta substância é um dos hormônios responsáveis por causar aquelas sensações de bem estar e felicidade;
  • Por fim, os resultados de alguns estudos mostram que ela pode ajudar a prevenir ou retardar o surgimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

É uma ótima lista de efeitos positivos, não acha? Contudo, como já citamos, o consumo de muito mais que o recomendado pode trazer efeitos negativos também. Veja quais são eles:

  • Insônia;
  • Nervosismo;
  • Tremor nas mãos;
  • Dor de cabeça por abstinência;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Sensação de ansiedade.

É preciso, portanto, tomar cuidado. Devemos citar também que muitos dos efeitos negativos podem ser consequência de um café de baixa qualidade, feito com grãos não muito bons. O consumo de um bom café pode ser fundamental para evitar ou pelo menos minimizar esses efeitos negativos.

E aí, curtiu o texto? Caso tenha gostado e queira receber mais, não deixe de acompanhar a Café Sul no Facebook e no Instagram!

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra