Entenda porque a certificação de café é importante

Você sabia que a certificação de café é o que garante uma produção de qualidade? Através dele é feito uma avaliação sobre todos os pontos importantes que envolvem o processo. Desde a colheita, origem, práticas de cultivo, entre outros.

E para despertar sua curiosidade, trazendo esclarecimento sobre essa bebida que tanto consumimos, falaremos hoje em nosso texto sobre a certificação de café. Confira o que cada uma delas significa e sua determinada importância.


Continue lendo e saiba a resposta!

Certificação Orgânico Brasil

A certificação orgânica existe no Brasil há cerca de 30 anos, visto que essa classificação teve seu início no ano de 1990. E como o próprio nome já diz, nela, é fundamental que a utilização de agrotóxicos e adubos químicos na produção dos frutos estejam fora de cena.

A proposta principal desse certificado é garantir que haja sustentabilidade na produção, além, é claro, de uma entrega qualificada ao consumidor.

UTZ Certified

Essa é uma certificação de café a nível mundial, e por isso mesmo, é uma das mais respeitadas do setor. O objetivo é pensar em toda a cadeia de produção, enfatizando uma entrega de café responsável, feita com segurança.

Nela, existem duas questões muito importantes, que precisam ser destacadas: a origem do café e a sua produção. Como eles possuem um sistema de rastreamento que garante o monitoramento de todo o processo, a qualidade é mantida em cada até, até chegar a torrefação. 

Ou seja, esse certificado não só é altamente qualificado, como também é uma forma de aprendizagem para os cafeicultores. Afinal, a busca pela certificação da UTZ auxilia no aprimoramento dos métodos de cultivo. 

ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café

A proposta dessa certificação de café é impulsionar a busca por grãos de qualidade. Logo, sua dedicação está em torno da classificação de pureza do café. Foi criada em 1989 e é usada até hoje como uma fonte de referência para classificar cafés nas categorias Tradicional, Extra forte, superior ou gourmet.

BSCA

Responsável por instigar o aprimoramento técnico e sustentável, a BSCA, Brazil Specialty Coffee Association, em português, a Associação Brasileira de Cafés Especiais, via a valorização dos melhores grãos produzidos por aqui.

Desde 1991, a BSCA vem buscando, além do desenvolvimento ambiental equilibrado, pautas sociais e econômicas que se sustentam dentro de seus valores. 

Rainforest Alliance Certified

Com um rigoroso padrão de qualidade, essa certificação de café garante que o grão seja cultivado em local e clima adequado, respeitando o meio ambiente.

 Além disso, em 2018, se uniu a UTZ, que citamos acima, em busca da união de projetos com o mesmo propósito, trabalhando de forma mais impactante em suas ações. Tudo em prol da do seu objetivo em comum: minimizar os danos causados na natureza.

Certifica Minas

Visando a implementação de boas práticas na produção de café, o Certifica Minas foi criado em 2006 pelo governo da região. Com a finalidade de agregar valor aos produtos feitos no estado de Minas Gerais, transformando os negócios por meio da certificação digital.

As vantagens do café com certificação

Com um mercado cada vez mais exigente, a certificação de café torna-se fundamental para os cafeicultores. Pois agora podem contar com um diferencial competitivo, trazendo maiores chances de comercialização do seu produto. 

Todo esse cenário resulta em práticas mais sustentáveis, benéficas para todos, elevando a confiabilidade dos consumidores, que não só querem um bom café. Pois buscam empresas que estejam alinhadas com a responsabilidade socioambiental. Afinal, se é possível, por que não?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a certificação de café e sua importância, saberá o que buscar na hora de garantir o seu grão.

A Máquina Café Sul trabalha com cafés especiais e gourmets com Certificação Orgânico Brasil. Não deixe de conferir em nosso catálogo as opções.

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra