Máquina Café Sul

Onde comprar café em grãos? Confira 6 dicas!

Quem resiste ao aroma da bebida mais amada do Brasil? E quando o café em grãos é feito e moído na hora, ele fica ainda mais saboroso!

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas onde adquirir esse produto, para então, poder realizar esse processo.

Portanto, hoje vamos trazer algumas sugestões e dicas para te auxiliar na hora de escolher o grão. Você vai aprender a reconhecer um bom produto para assim fazer a escolha certa. Afinal, nada melhor que apreciar um café de qualidade, não é?

Em primeiro lugar, é essencial entender a diferença entre o café em pó e de uma bebida feita com grãos moídos na hora. Se você já experimentou os dois, sabe que o sabor muda completamente. 

Outra questão importante é saber qual café em grãos escolher para não acabar levando para casa um produto muito amargo ou com acidez elevada. Geralmente, quanto mais informação você tiver sobre o café, melhor será a escolha. 

Então, se você está em busca de  uma experiência especial com o café em grãos, continue a leitura conosco e saiba tudo sobre ele!

Veja o que deve ser levado em conta na hora de escolher o café em grãos

1. Tipo de grão

Um ponto importante de recomendação é conferir o tipo de grão que você está adquirindo. Ele pode ser arábica ou robusta. É interessante que você dê preferência aos grãos mais saborosos e equilibrados, que por sua vez, são os grãos 100% arábica.

2. Embalagem

Na hora de escolher o café ideal, é importante observar até mesmo a embalagem. Ele pode dizer mais do que você imagina sobre o grão. Prefira as embalagens que possuem válvulas desgaseificadoras, pois essas garantem a melhor conservação do seu café. E preserve-a na embalagem original ao chegar em sua casa.

E claro, na hora de comprar, fique atento se a embalagem está bem conservada, sem rasgos nem furos. Se a sua compra for online, certifique-se de que é uma loja de confiança, pois essas costumam ter a entrega cuidadosa para com o seu cliente.

Se por acaso você quiser saber mais informações a respeito de conservação do café, nós temos um artigo aqui no blog especialmente sobre esse assunto. Para acessá-lo, basta clicar aqui

3. Aspecto do grão

Assegure-se de que a torra do grão não está escura demais, pois é provável que isso resulte em uma bebida mais amarga e esconde os defeitos dos grãos. Se por acaso não conseguir visualizar os grãos por conta da embalagem, averigue a cor de torra no rótulo do produto. 

Quanto mais clara for a torra, menor intensidade. Para aproveitar as qualidades do grão, o ideal seria a torra média. Isso porque esse é o café que vai apresentar tanto doçura quanto acidez em seu sabor, de forma equilibrada.

Todas as opções de café disponíveis conosco, por exemplo, são com torra média e média clara. De forma que, costumam agradar mais os variados tipos de consumidores. Apesar disso, cada uma tem sua particularidade, seja de um café mais encorpado, de aroma doce ou café especial.

4. Procedência

Outro fator relevante é verificar a origem do grão e o nome do produtor, a fim de saber a procedência do café. Os que contam com selo ou certificação são os mais confiáveis.

A origem do grão e o nome do produtor também são fatores relevantes na hora da compra. Eles vão te falar da procedência do café. Aqueles que possuem selos ou certificações são mais confiáveis e garantem a qualidade do produto. 

A Mantissa Café Especiais tem seus grãos produzidos no Sul de Minas Gerais, seguindo rigorosamente todas as normas para a produção de um café de alta qualidade. Tanto na conservação ambiental, geração de emprego e renda, já sendo reconhecida por diversos prêmios de produtividade e excelência.

5. Data da torra

Você sabia que a data da torra também é outro fator a se considerar? Para um café especial e de qualidade também é importante atentar-se para esse aspecto. Isso porque as torras muito velhas (acima de seis meses), costumam perder as suas propriedades.

A partir da data você consegue ter mais noção, sabendo se a qualidade sensorial dos grãos segue preservada ou não.

6. Onde comprar o seu café em grãos?

Lojas online: para experimentar diferentes sabores e aromas sem nem mesmo sair de casa, o e-commerce é uma ótima opção para você. E falando nisso, se quiser provar o seu mais novo café gourmet, entre neste link e garanta qualidade!

Direto do cafeicultor: os pequenos produtores costumam vender os seus grãos em feiras. O interessante nesse tipo de compra é a possibilidade de incentivar a produção local.

Supermercados: nas grandes cidades, é muito comum encontrar bons grãos até mesmo nos supermercados. Nesse caso, é importante ficar de olho na data da torra e também no estado geral da embalagem. Itens que citamos acima e que são essenciais para manutenção da qualidade do grão.

Dentre as certificações, a Mantissa Café Especiais tem os prêmios e certificações dos seguintes locais:

  • Cup of Excellence
  • BSCA Cafés Especiais do Brasil
  • UTZ Certified
  • Produto Orgânico Brasil
  • Certifica Minas Café

E não esqueça: café em grãos depois do processo de armazenagem duram anos, após a torrefação duram semanas. Café moído duram horas e o café preparado duram instantes. Aproveite!

Não há dúvidas que o café em grãos é sempre a melhor opção, certo? E se está em busca de uma máquina de café, saiba que pode contar conosco. Conheça as opções do nosso catálogo aqui.

Precisa de ajuda?

Nosso atendimento único está preparado para lidar com as necessidades individuais de cada cliente e ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Especialista via WhatsApp
Desenvolvido por WEBi

Máquina Café Sul