Máquina Café Sul

Origem do café: 3 curiosidades importantes

A segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo só para a água, é de fato a mais querida. E por isso mesmo, conhecer a origem do café no nosso país pode ser tão interessante. 

Até porque, essa descoberta faz com que valorizemos mais os produtores, conhecendo mais a história do alimento, incentivando o seu consumo consciente. 

Então, se você quer entender um pouco mais sobre a jornada do grão até chegar a sua casa, prepare a xícara de café e aproveite a leitura conosco.

Curiosidades sobre a origem do café

1. Origem do café: de onde veio?

Apesar de incerta, a origem do café remete ao século IX, segundo os historiadores, nas terras altas da Etiópia. Ao longo do tempo, muitas lendas foram criadas para contar sobre o surgimento do grão. 

A lenda mais conhecida é de Kaldi, que conta a história de um pastor que viveu na Etiópia há cerca de mil anos atrás e que percebeu suas cabras ficavam mais ativas e alegres após comerem alguns frutos avermelhados.

Para entender melhor o que estava acontecendo, Kaldi levou a  informação para um monge, que usou os frutos na forma de infusão para, dessa forma, absorver as capacidades estimulantes dos grãos. Daí em diante, a prática se espalhou rapidamente pela cidade e a bebida começou a ser cada vez mais buscada.

Ainda sobre essa lenda, há quem conte uma outra vertente. Nela, dizem que o monge, intrigado com o poder do grão, o jogou no fogo. Ao queimar, o aroma do café foi liberado e o cheiro levou o monge a preparar a bebida.

Mesmo que não tenhamos certeza de qual versão da lenda mais se aproxime da história real, o fato é que, ao decorrer do tempo, as mudas de café começaram a se espalhar pelo Egito e Europa, principalmente no século XVI.

2. A partir da origem do café, como surgiu o costume de consumi-lo?

A múltipla cultura que podemos observar ao redor do mundo, trouxe diferentes perspectivas em relação ao consumo do café. Para os árabes, por exemplo, a ingestão (até mesmo in natura) estava associada à propriedade estimulante do fruto.

Com o surgimento das primeiras cafeterias, o consumo do café ganhou um aspecto social e, hoje em dia, o hábito reúne amigos, casais e famílias em todo o planeta. Tornando esses locais em verdadeiros pontos de encontro, seja para tratar de negócios ou lazer.

O que conhecemos hoje como cappuccino, por exemplo, surgiu de um costume das cafeterias em Veneza, na Itália, onde criaram o hábito de coar o café e acrescentar leite nele.

3. Como o café chegou no Brasil?

A história do grão no Brasil começa em 1727, no Norte do país, quando a primeira muda de café foi trazida clandestinamente pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta, durante uma viagem que realizou à Guiana Francesa por interesses comerciais.

Já as plantações de café começaram no Nordeste, entretanto, devido ao intenso calor e clima, que não era favorável ao plantio, foi levado ao Rio de Janeiro, e posteriormente a São Paulo e Minas Gerais.

O plantio do Rio de Janeiro, no Vale da Paraíba, virou um grande sucesso e em 1860, o Brasil já era responsável pela produção de 60% do café no mundo. Isso fez com que a bebida se tornasse popular e por consequência, que o seu valor fosse mais acessível a todos. 

À medida do seu crescimento, o plantio no RJ começou a se esgotar e que São Paulo e a Zona da Mata, em Minas, tornaram-se grandes produtoras do grão. 

Os imigrantes europeus foram se interessando cada vez mais pelas lavouras cafeeiras do Brasil e hoje, o nosso país tem grande parte das torras especiais dedicadas à exportação. Tornando-se base da economia do país, fato de extrema importância para o crescimento do Brasil. 

Hoje em dia, estamos no topo da lista de produtores de café e temos anualmente milhões de sacas produzidas e consumidas em nosso país. Com o surgimento de marcas como a Máquina Café Sul, os equipamentos para um café de qualidade estão cada vez mais acessíveis. 

Como você pôde perceber, a origem do café fez parte do desenvolvimento, não só do nosso país, como de diversas outras nações. Gerando empregos e movimentando a economia para que assim, a prosperidade chegasse a muitas famílias, incluindo os pequenos produtores.

Para experienciar o melhor que o café tem a oferecer, confira o nosso catálogo no site e escolha o que mais te agrada. Temos certeza que a Máquina Café Sul vai te surpreender. 

Precisa de ajuda?

Nosso atendimento único está preparado para lidar com as necessidades individuais de cada cliente e ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Especialista via WhatsApp
Desenvolvido por WEBi

Máquina Café Sul