Máquina Café Sul

Tipos de máquinas de café: existem diferenças?

Desde que foram criadas e difundidas, as máquinas de café facilitaram todo o processo de preparação da bebida. E, como você já deve ter observado no mercado, existe toda uma gama de tipos de máquinas de café. Mas você sabe até que ponto elas são tão diferentes assim uma da outra? Neste texto, a Café Sul fala mais sobre o assunto.

O que acontece, na verdade, é que os tipos de máquinas de café podem ser bem diferentes sim. Na sequência nós falamos mais sobre isso e listamos 5 dos tipos de máquinas de café mais utilizados.
Continue a leitura e confira!

Existem diferenças entre os tipos de máquinas de café?


Como já citamos, existem diferenças entre os tipos de máquinas de café. E isso é algo que pode ser explicado já pelos diferentes tipos de café. Algumas formas de preparar a bebida são com o café em grãos, o café em pó e o café solúvel, por exemplo. Para cada forma de preparo, existem algumas máquinas.

Além disso, há também a capacidade de produção. Cafeterias, padarias e lanchonetes são locais que precisam de máquinas que produzem bem mais que as máquinas caseiras. Tudo deve ser considerado antes que o tipo mais adequado seja escolhido.

5 tipos de máquinas de café

1. Máquina de café profissional


E, falando em cafeterias… o primeiro dos tipos de máquinas de café que trouxemos é o que mais encontramos nestes espaços. Ainda que a máquina em questão seja a mais difícil de ser manuseada, ela é quem entrega os cafés mais saborosos para os clientes, já que o grão é moído na hora.

Por outro lado, ela também é a máquina mais difícil de ser manuseada. É necessário ter um barista profissional responsável pela preparação das bebidas e que saiba muito bem o que está fazendo, para que, assim, o resultado seja no padrão do cardápio.

2. Máquina de café profissional com vaporizador


Você com certeza já viu alguma foto de um café expresso com algum desenho branco feito em cima, certo? O nome disso é latte art, e o desenho nada mais é do que leite vaporizado. É com a aplicação de técnicas e equipamentos específicos que baristas talentosos podem fazer este tipo de coisa.

E a máquina utilizada nisso é a máquina de café profissional com vaporizador. Ela costuma ser bem similar à máquina já citada no primeiro ponto, porém com um diferencial de ter o vaporizador embutido.

3. Máquina de café em cápsula


Seja em empresas que oferecem este tipo de máquina para seus funcionários e clientes ou em residências, as máquinas de café em cápsula tiveram um crescimento considerável em anos recentes. Afinal, as cápsulas vendidas pelas empresas têm sabores diversificados e podem ser feitas com muita facilidade.

Para quem busca praticidade, não há nada como o café em cápsulas, porém muitos consumidores desistem depois de um tempo devido ao custo alto de uma dose, ainda mais se comparado ao custo de uma máquina automática — que faz a moagem dos grãos na hora — cujo preço da dose chega a ser três vezes menor.

4. Vending machines


As máquinas no estilo vending machines são aquelas que apresentam um display incluindo várias opções de bebidas mediante o pagamento por elas. Assim como as profissionais, ela também mói os grãos na hora e prepara a bebida imediatamente, o que resulta em um café mais gostoso para paladares exigentes.

Uma grande vantagem deste tipo de máquina é a possibilidade de escolher entre diversas bebidas, incluindo com leite, chocolate e cappuccinos prontos específicos. A Café Sul, por exemplo, oferece algumas opções, as quais você pode conferir aqui.

5. Máquina de café passado


Por fim, o último dos tipos de máquinas de café da lista é o mais comum, mais barato e que mais encontramos por aí: a máquina de café passado, pelo fato de usar café moído sem qualidade, resultando em uma bebida que não agrada aos melhores paladares. Diferentemente do expresso, o café passado é aquele que é feito com pó de café e filtro.

Da mesma forma que o anterior, este tipo de máquina é bem fácil de ser manuseado e pode ser muito encontrado em residências e empresas.

E você, já sabia que existem diferenças entre os tipos de máquinas de café? Já conhecia as principais máquinas? A Café Sul trabalha com máquinas das mais diversas, as quais você pode conferir através deste link.
Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, acompanhe a Café Sul no Facebook e no Instagram!

Precisa de ajuda?

Nosso atendimento único está preparado para lidar com as necessidades individuais de cada cliente e ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Especialista via WhatsApp
Desenvolvido por WEBi

Máquina Café Sul