A bebida mais consumida do planeta tem uma história e tanto para contar. Principalmente porque diante da vastidão de costumes tão diferentes no mundo, cada um tem sua particularidade. Por isso, o café pelo mundo tem tanto a contar. Vamos embarcar juntos nessa viagem?
Se você quer saber mais sobre as curiosidades do café, então vem com a gente, que este artigo é para você.
Confira abaixo os hábitos em relação a essa bebida e como eles podem ser distintos, a depender do local onde é consumido.
Cultura do café pelo mundo
Etiópia: onde tudo começou
Para começar, vamos falar mais sobre esse lugar que é considerado o berço do café. Segundo especialistas, em 10 a.C, a bebida já era consumida no local. Com o passar do tempo, começou a ser utilizada no Egito, e se espalhou pelo mundo árabe.
Para eles, o preparo do café faz parte da experiência, assim como degustá-lo. Por isso, a relação com o café envolve inclusive uma cerimônia, onde a senhora da casa faz a infusão em garrafas especiais, chamadas jebenas.
Nesse processo de honrar o café, muitas vezes é dito “buna dabo naw”, que significa “café é nosso pão”. A prática costuma durar algumas horas e através dela podemos perceber o quão especial é essa relação com o café.
Café pelo mundo: Itália
Você sabia que foram os italianos que trouxeram ao mundo o café expresso? Famosa por ser preparada na famosa cafeteira italiana, essa bebida também é conhecida como Moka e utiliza de um método para intensificar o seu sabor.
Culturalmente, os italianos gostam de seu café curto e forte, em pequenas xícaras de cerâmica. Além disso, também são fãs do cappuccino, que é feito com uma mistura de leite cremoso.
Por fim, outra forma bastante comum por lá é o Expresso Romano. Que utiliza de um pedaço de limão para passar na borda da xícara e assim, realçar os sabores contidos no café.
Japão e suas curiosidades
Você já imaginou tomar o seu café em uma lata? Pois para os japoneses, esse é um hábito bastante comum. E não para por aí. Em sua maioria, o café é consumido frio e seu preparo pode naturalmente ser feito em latas, garrafas ou em máquinas de preparo automático.
Talvez seja o ritmo frenético das grandes cidades como Tóquio, que refletem no gosto pelo café. Os jovens, inclusive, adoram consumir o café enlatado que é vendido em máquinas de refrigerante.
Além disso, os cafés orgânicos também estão entre as preferências dos japoneses. Interessante, não é mesmo? Do industrializado ao orgânico!
Turquia
Os turcos possuem uma história de tradições com o café e a bebida é utilizada em ocasiões importantes, celebrações de feriados e também reuniões sociais.
Para o seu preparo é usado uma moagem ultrafina, que possui uma consistência de farinha. Ela é servida em um cezve, um pequeno pote feito de cobre. Nele se mistura água fria, café e açúcar. Especiarias como cardamomo, canela ou anis estrelado também podem ser inseridos.
Por ser uma bebida muito concentrada, não se deve mexer no café após servido. Pois isso deixa a bebida arenosa e modifica a sedimentação do pó. Com a borra do café ao fim da xícara, é feita a leitura na intenção de prever o futuro.
A leitura do café é feita virando a xícara de ponta cabeça na mesa. Visto que, essa é uma parte da tradição de leitura de futuro do café turco: virar a xícara na mesma após terminar de tomar a bebida.
Brasil: o grande produtor
Por último mas não menos importante, chegou a hora de falar um pouco de nossas tradições nessa viagem com o café pelo mundo. Afinal, não podíamos deixar de fora uma das maiores produções do planeta!
Aqui, o consumo chega a mais de 80 litros por habitante anualmente e a nossa preferência está no café puro. Em segundo lugar fica o café expresso e em terceiro, o café com leite, o famoso café pingado.
Agora que você conheceu mais sobre o café pelo mundo, deve ter até ter dado uma vontade de apreciar a bebida! Aqui na Máquina Café Sul, você vai aproveitar o melhor desse universo, com produtos de alta qualidade.