Para que nossa saúde esteja sempre em dia, é de extrema importância que tudo aquilo que consumimos seja de alta qualidade — desde os alimentos até mesmo a água. É essencial, por exemplo, beber uma água potável. Mas você já se perguntou o que, exatamente, “água potável” significa? Sabe o que caracteriza uma água potável? Neste texto, a Máquina Café Sul responde.
Na sequência você poderá ver as principais características de uma água potável, a resposta para a dúvida comum em relação à água da torneira (se ela é potável ou não) e o tamanho da importância de ter um filtro em casa.
Continue a leitura e confira!
Principais características de uma água potável
A Portaria nº 518 do Ministério da Saúde define “água potável” como qualquer água ideal ao consumo humano sem que haja nenhum tipo de risco à saúde. Mas quais são os atributos que a fazem ser assim? Primeiramente, a água potável deve ser tudo aquilo que vemos na escola desde muito cedo: insípida, insossa e incolor, isto é, sem cheiro, gosto e cor.
Mas não é só isso; quando estamos falando em água potável, outras características que ela deve ter são a presença de sais minerais em quantidades específicas e cerca de 5 a 10 mg de oxigênio por litro de água. Quando a quantidade de oxigênio está abaixo do normal, por exemplo, isso indica a presença de microrganismos que podem causar doenças à pessoa que for consumir a água.
A água da torneira é potável?
Muitas pessoas possuem a dúvida. Afinal, não são poucos os que bebem água diretamente da torneira. Além disso, a legislação diz que, sim, a água de abastecimento, ou seja, a água da torneira, deve ser potável. Contudo, isso não garante que a água que chega às casas é efetivamente própria para o consumo. Isso porque ela percorre um longo caminho desde a unidade de tratamento até a torneira.
Durante esse processo, ela pode passar por tubulações velhas e que tenham imperfeições como rachaduras; percorrer um grande percurso e perder concentração de cloro; e, por fim, chegar em uma caixa d’água que fica destampada ou que esteja muito suja. Cada um dos fatores citados acima pode contribuir com a perda de qualidade de água, fazendo com que ela não seja mais adequada para o consumo.
A importância de ter um filtro
É exatamente graças aos possíveis percalços citados acima que contar com um filtro dentro de casa faz uma enorme diferença. Com a presença de um bom filtro, a qualidade da água não é prejudicada, visto que ele irá reter as partículas de areia, barro e poeira que podem estar presentes na água, além de evitar o excesso de cloro — visto que, por mais que ele mate bactérias, ingerir água com cloro faz mal para a saúde.