Ambos utilizados primordialmente no verão, o climatizador e o ar condicionado estão entre os equipamentos mais essenciais para tornar ambientes mais agradáveis em dias quentes. Porém, muitas pessoas não sabem exatamente qual é a diferença entre um e outro, sendo que alguns outros não sabem nem que existe mais de um tipo de aparelho para controle de temperatura.
Foi pensando em trazer todas as diferenças entre os dois que a Máquina Café Sul preparou um texto especificamente sobre o assunto. Na sequência, nós listamos as características de cada um dos equipamentos, tanto o ar condicionado quanto o climatizador, mostramos qual escolher dependendo do caso e ainda indicamos a época ideal para você, que quer contar com um deles, adquirir o seu.
Aluguel de Climatizadores e de Máquinas de Café é na Máquina Café Sul
Nada como um bom café para começar bem o dia! Conte com o aluguel de máquina de café e tenha qualidade sem complicação.
Continue a leitura e confira!
Características do ar condicionado
Começamos a diferenciar os dois falando a respeito do ar condicionado, visto que ele é o mais procurado no mercado. Provavelmente a maior vantagem, e também funcionalidade que faz ele ser mais buscado, é a alta capacidade de deixar um ambiente mais frio quando comparado ao climatizador. Se pensarmos naqueles dias insuportavelmente quentes, eles se mostram a alternativa mais interessante.
Por outro lado, não são apenas vantagens. Por mais que o ar condicionado ajude a deixar o ambiente mais agradável, ele também deixa o ar consideravelmente seco, o que incomoda muitas pessoas. Além disso, eles são aparelhos muito caros, tanto na aquisição quanto no consumo de energia elétrica, e têm instalação bem complexa, exigindo certo conhecimento técnico.

Características do Climatizador
A primeira vantagem do Climatizador é justamente a desvantagem do ar condicionado — as despesas variadas. Para começar, a estimativa é que o Climatizador chega a consumir até 9 vezes menos energia elétrica que o ar condicionado. Há, também, a questão da instalação, que pode ser feita por qualquer um. Por fim, mais um benefício do Climatizador é o fato de poder ser um aparelho portátil. Ainda que os modelos evaporativos exijam uma instalação definitiva, os modelos portáteis podem ser facilmente levados de um local para outro.
A única desvantagem considerável do Climatizador é não ter uma capacidade tão alta assim de deixar o ambiente bem frio se ele for um pouco maior. Porém, isso é compensado pelo ar úmido, visto que é exatamente assim que o aparelho trabalha. O que ele faz é a troca do ar do ambiente constantemente, deixando a umidade relativa do ar na média de 60%, o que é muito saudável para o ser humano.
Qual devo escolher?
Conhecendo as características das duas opções, fica mais fácil escolher a melhor. Basta olhar para as suas necessidades, assim como as suas condições de investimento, e ver qual equipamento se encaixa melhor.
Caso o aparelho seja para uma empresa que tem um espaço grande e que pode se dar o luxo de gastar bem mais com as contas de luz, o ar condicionado pode ser uma boa ideia. Porém, em qualquer outro caso que não haja a necessidade de ter uma temperatura muito alta, o climatizador é muito melhor.
Vale citar também o caso específico dos galpões. Neles, é praticamente impossível climatizar com ar condicionado. Ambientes semi-abertos também tornam inviável a possibilidade do ar condicionado. Em ambos os casos, nossos aparelhos evaporativos ou aspersores são o mais recomendado para resolver a situação com eficiência. E você, já sabia quais são as diferenças entre um Climatizador e um ar condicionado? Com este conhecimento, fica mais fácil tomar uma decisão assertiva, não acha? Caso você opte pelo Climatizador, saiba que pode contar conosco!
Nós oferecemos uma boa variedade de modelos.