4 dicas de como armazenar o café da melhor forma

Quem ama café e investe em uma bebida de qualidade, busca não só um up na energia do dia a dia, mas também uma boa experiência, não é mesmo? E para que esse momento se mantenha sempre prazeroso, saber como armazenar o café é muito importante.

Caso ele seja guardado de qualquer forma, é provável que, com o tempo, ele perca suas propriedades. O que resultaria na perda do seu aroma e também do seu sabor, alterando suas características.

Confira as dicas que nós, da Máquina Café Sul, separamos para você apreciar um café fresco e saboroso por muito mais tempo.

Conheças Máquinas de Café Expresso para locação.

Clique aqui para conhecer os modelos das máquinas.

Como armazenar o café em grãos

Você sabe qual é a maior diferença  de conservação entre o café em grãos e o em pó? Quando ele se mantém como grão, é preservada a vida útil do mesmo, pois nesse formato, suas propriedades se conservam por um tempo maior.

Conhecido por ser mais encorpado e saboroso, para os amantes de café, acreditamos que essa é a melhor opção. Na hora de armazenar o seu é essencial que ele permaneça em temperatura ambiente, sem a incidência de raios solares para não esquentar demais.

Caso você queira transferir o café de sua embalagem para um outro pote, atente-se à vedação do produto para que as propriedades dele sejam mantidas com excelência. Outra dica importante é evitar moer café para que sobre o pó. O ideal é fazer somente a moagem da quantidade que será usada.

Como armazenar o café em pó

Como falamos acima, assim que moído, o café começa a perder mais rapidamente as suas características. Geralmente em três ou quatro dias após a moagem, já é possível notar mudanças no aroma e paladar.

No que se refere aos café industrializados, isso começa a acontecer a partir do momento em que o mesmo é aberto. Por conta disso, encontrar a melhor forma de armazená-lo se torna ainda mais essencial. 

Preze por recipientes com uma boa vedação para impedir que o aroma do seu café seja afetado. Pois outros alimentos dentro do armários podem entrar em contato com o seu café e interferir no aroma dele.

Além disso, com potes bem fechados você impede a entrada de luz. Pois quanto menor a incidência dos raios solares em seu café, maior será a conservação de suas propriedades.

Como armazenar o café especial

Se por acaso você investir na compra de um café especial na sua despensa, a melhor coisa que você pode fazer é mantê-lo em sua embalagem original. Como esses pacotes costumam ser envoltos de papel alumínio, a temperatura ideal é conservada dentro da embalagem.

Fora isso, elas costumam vir com uma válvula para que o oxigênio seja retirado ao apertá-las levemente na hora de fechar. Esse mecanismo de vedação garante que o grão fique isolado, se mantendo conservado. 

Caso esse não seja o caso da embalagem do seu produto, nós indicamos que você retire todo o ar dentro do pacote e prenda com um elástico. Assim, ele ficará bem compactado.

Como armazenar o café: veja o que não fazer

Muitas pessoas acreditam que guardar o café dentro da geladeira é uma boa ideia, mas na realidade, isso não é recomendado. O grão entra ainda mais em contato com a umidade, o que pode ser um problema para sua conservação.

Outra dica importante é deixar o seu café distante de materiais de limpeza, temperos ou qualquer outro produto que possa soltar algum cheiro predominante. Isso porque esses cheiros podem alterar o aroma do grão na hora de seu preparo.

Com essas dicas fica mais fácil manter a qualidade do café por mais tempo.

E então, o que achou deste conteúdo?

Não deixe de conhecer mais sobre nosso conteúdo no blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades. Nós estamos no Instagram e no Facebook.

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra