Máquina Café Sul

Café Arábica e Robusta: conheça 5 diferenças

Para os amantes de café, nada melhor do que entender o que faz a diferença em uma bebida de qualidade. E falando nisso, você sabia que existem mais de cem espécies de café pelo mundo? Dentre elas, o Arábica e Robusta são as mais conhecidas e comercializadas.

Portanto, se você, como um bom apreciador, quer aprender mais sobre o assunto e se tornar um expert, nós da Máquina Café Sul, vamos te ajudar a entender melhor a diferença entre esses dois tipos de café tão conhecidos.

Continue a leitura conosco na companhia de um bom café e confira mais sobre essas variedades, visando sempre acertar na sua escolha, na hora de comprar o seu grão.

Café Arábica e Robusta

1. Sabor e aroma

Em primeiro lugar, uma das diferenças notórias entre o Arábica e Robusta tem a ver com o sabor, visto que são duas espécies diferentes de café. 

No caso do Robusta, podemos notar que o mesmo tem o sabor mais marcante e amargo.

Enquanto o Arábica tem o gosto mais adocicado e ligeiramente ácido. E em relação ao aroma, o Robusta é mais denso e pesado e já o Arábica, mais suave,

Entretanto, vale a pena ressaltar que essas diferenças muitas vezes estão associadas às condições geográficas da produção. Como por exemplo, o tipo de solo e de clima. 

De maneira geral, se você está buscando um café que possua uma maior gama de notas de aroma e sabor, uma boa escolha seria o grão do café Arábica, pois ele vai proporcionar uma experiência sensorial mais intensa, se comparado ao Robusta.

2. A cafeína do café Arábica e Robusta

A quantidade de cafeína extraída de uma bebida pode variar bastante, dependendo do método de preparo que for escolhido. 

Pode-se dizer que, em relação à cafeína, o café Arábica e Robusta possuem suas diferenças. No caso do Robusta, sua porcentagem chega a 2,2%, enquanto o Arábica tem cerca de 1,2% de cafeína. 

Veja + Café sustentável: veja como melhorar o seu modo de consumo

3. Processo de produção dos dois tipos de grãos

O processo de produção do café Arábica e Robusta também são muito diferentes, por consequência, o seu procedimento também é variado. 

A planta do café Robusta é resistente, apesar de pouco profunda, e tem uma característica mais rústica. Menos suscetível a pestes e doenças, ela é extremamente produtiva nas mais diversas situações. 

O café Arábica tem uma característica mais sensível e demanda um maior cuidado. Com um arbusto grande com folhas ovaladas verde-escuras, suas árvores tem um formato triangular e estão mais sujeitas às pragas.

4. Teor de açúcar do Arábica e Robusta

Como já era de se imaginar, se observamos através das informações anteriores, o café Arábica tem um teor maior de açúcar, se comparado com o Robusta, que é uma bebida mais amarga, enquanto o Arábica, mais suave.

A porcentagem de açúcar no Robusta vai até 7%, e geralmente, tem uma média que varia de 3% a 5%. Já o Arábica fica entre 6% e 9% de açúcares.

5. Arábica e Robusta: e qual tem maior qualidade?

No geral, o Arábica é mais apreciado e reconhecido pelos amantes do café. Um dos motivos para esse resultado é porque os que ganham a certificação “Gourmet” sempre são 100% Arábica. 

Já o Robusta, pelo seu amargor mais intenso, acaba agradando públicos mais específicos. Contudo, devido ao seu grau de solubilidade, ele é muito usado em misturas de café solúvel.

Agora que você já conhece as duas espécies de café mais vendidas no mundo, pode escolher o sabor de sua preferência através dessas informações.  

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo do café, curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram. Estamos sempre em busca de conteúdos relevantes para você.

Precisa de ajuda?

Nosso atendimento único está preparado para lidar com as necessidades individuais de cada cliente e ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Especialista via WhatsApp
Desenvolvido por WEBi

Máquina Café Sul