Máquina Café Sul

Mitos e verdades do café: conheça todos eles

Presente em nosso dia a dia, os mitos e verdades do café estão presentes em nosso imaginário devido às especulações sobre a bebida. Faz bem ou não a saúde? Muitos acreditam que pode fazer mal, porém, a ciência está aqui para mostrar que é o contrário.

Objeto de estudo de vários laboratórios, a busca resulta em afirmações de que o café traz sim benefícios à saúde, provando que o essencial é adquirir conhecimento para aprender mais. 

Separamos abaixo cinco perguntas recorrentes que podem ser respondidas com estudos sobre o café.

Mitos e verdades do café

1. O café é recomendado para prática de exercícios físicos?

Sim! Pesquisadores e nutricionistas já afirmam que a cafeína potencializa o desempenho nas atividades físicas, traz mais energia, alivia a fadiga e auxilia, inclusive, o metabolismo.

Isso porque a cafeína gera estímulos no sistema nervoso central, resultando em uma mobilização das gorduras e melhorando a contração muscular. Todavia, esse resultado pode ser alterado a depender de outros fatores como peso, sexo, tipo do exercício, entre outros.

2. Café envelhece? 

Não. Essa ideia é advinda de um mito sem fundamento. Pois o fato é justamente o oposto: o café ajuda a rejuvenescer a pele e é hoje bastante utilizado na produção de cosméticos. 

Devido a presença de substâncias antioxidantes, o café é  utilizado no combate de radicais livres no organismo. Esse benefício foi responsável por resultar então em produtos anti-idade. Se consumido em quantidade moderada, o café pode auxiliar na melhora da pele. 

Outro benefício da substância está no tratamento de redução da celulite e controle da acne, bem como redução de medidas corporais. Entretanto, é importante ressaltar que para iniciar qualquer tipo de tratamento faz-se necessário a consulta com um especialista.

3. Café ajuda a curar a ressaca?

Depende. Como a cafeína é um estimulante, ela ajuda a diminuir a dor de cabeça. E inclusive, está presente em muitos remédios para esse incômodo, como a enxaqueca. Devido a vasodilatação da substância e seu efeito analgésico, ele pode te ajudar. Dependendo, é claro, da dose ingerida.

Ou seja, se você bebeu demais e ficou aquele peso na cabeça e cansaço, o café pode te ajudar sim. Visto que, ele está presente em analgésicos que combatem a dor no corpo em geral.

+ Principais erros ao fazer café: saiba aqui!

4. O café vicia ou estimula os vícios?

 Mito. Nos estudos feitos com consumidores não houve como resultado nenhuma dependência do composto. Além do mais, já é cientificamente comprovado que o café, inclusive, auxilia no tratamento de drogas como heroína, cocaína, cannabis e outras substâncias psicoativas.

A relação entre vício do café e tabaco também cai por terra e não há nenhuma comprovação de ligação entre as substâncias. Segundo o médico e pesquisador Bruno Mahler Mioto, do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, diz que: “o ser humano tende a relacionar todos os hábitos que dão prazer. E, quer queira ou não, o cigarro e o café estão relacionados ao prazer das pessoas que fumam”, explica o pesquisador.

Para as pessoas que fumam e tomam café e querem quebrar esse hábito, o especialista recomenda escovar os dentes entre o café e o cigarro. Afirmando que isso vai desvincular os dois hábitos. 

5. Mulheres grávidas podem tomar café?

Sim, podem. Mas esse consumo deve ser controlado. A gravidez por si só, já traz uma série de sintomas que podem trazer incômodo durante os nove meses de espera do bebê. E por esse motivo, pede-se moderação. É mais uma questão de cuidado do que qualquer outra coisa.

Uma quantidade sugerida para as futuras mamães é de 100mg a 150mg de cafeína por dia. O que significa que você pode tomá-lo uma vez ao decorrer do dia. Respeitando essa dose, não há com o que se preocupar.

Com alguns dos principais mitos e verdades do café revelados, agora você vai consumi-lo e usá-lo ao seu favor, com a consciência tranquila, não é mesmo? Vale lembrar que a qualidade do café deve ser sempre verificada. E para isso, pode contar conosco.

Se você gostou do conteúdo e gostaria de ficar por dentro de todas as novidades da Máquina Café Sul, siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo. Nós estamos no Facebook e Instagram

Precisa de ajuda?

Nosso atendimento único está preparado para lidar com as necessidades individuais de cada cliente e ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Especialista via WhatsApp
Desenvolvido por WEBi

Máquina Café Sul