Saiba porque o cheiro do café estimula o cérebro

< Alugar uma máquina de café, é uma boa ideia />

O cheiro do café é um dos cheiros mais reconfortantes que podemos sentir logo pela manhã, como se fosse uma garantia de que tudo ficará bem, de que estamos prontos para encarar nossa rotina e os desafios que virão.

Mais do que isso, é um prelúdio do sabor que iremos sentir quando o café estiver passado, quentinho e pronto para ser saboreado. Não é à toa que o café é uma das bebidas mais populares no Brasil e no mundo.

Seja quando abrimos um saco de café moído, com a nuvem de pó de café se espalhando pelo ambiente, ou quando pegamos um punhado de grãos, o cheiro do café nos instiga um prazer olfativo inigualável, resgatando memórias e instigando sentimentos profundos.

Mas você já parou para pensar no porquê de nos sentirmos mais atentos e aguçados com o simples sentir do cheiro do café? 

No texto a seguir, iremos trazer alguns fatos que contribuem para a associação que o cérebro humano estabelece entre o cheiro do café e o desempenho de atividades.

Boa leitura!

Aquilo que o cérebro gosta

Atualmente já é muito bem documentado os efeitos que a cafeína — o alcalóide presente no café — gera na fisiologia humana, com a principal delas sendo a sensação de despertar.

Essa sensação que sentimos é resultado do aumento da frequência cardíaca e do estímulo do sistema nervoso, bem como a capacidade da estrutura molecular da cafeína de bloquear os receptores de adenosina, moléculas responsáveis pela sensação de sono e cansaço.

Entretanto, os efeitos gerados por apenas sentir o cheiro do café ainda não são um consenso dentro da comunidade científica. Mas algumas pesquisas recentes realizadas no Brasil e nos EUA apontam para algumas possíveis causas…

De acordo com o estudo realizado pelo Instituto D’or, do Rio de Janeiro, o cheiro do café é capaz de ativar áreas cerebrais responsáveis pelo prazer e gratificação, mesmo para as pessoas que não tomam café regularmente!

O estudo foi conduzido através de testes feitos com máquinas de ressonância magnética, as quais fizeram um acompanhamento das atividades neurológicas dos participantes enquanto eles eram submetidos a jatos contendo o cheiro de café.

E a hipótese se confirmou: o cheiro do café viaja pelo córtex cerebral até chegar no sistema límbico, resultando no estímulo de regiões do cérebro onde se encontram os circuitos neurológicos relacionados às emoções e memórias, gerando sensações de conforto e prazer.

Aquilo que o cérebro precisa

Outro estudo, desta vez realizado por pesquisadores estadunidenses e publicado na 57ª edição do Journal of Environmental Psychology, indica que o cheiro de café é capaz de aumentar a disposição e produtividade daqueles que são expostos ao seu odor. 

E mais: esse segundo estudo utilizou um cheiro de café sem qualquer presença de cafeína em sua composição! Isso levou os pesquisadores a estipularem uma espécie de efeito placebo que pode ser gerado em função do cheiro de café, independente de seus componentes moleculares.

Seja esse um efeito placebo ou não, os resultados da pesquisa ainda são promissores: a pesquisadora chefe, Adriana Madzharov, estipula que é possível observar uma sensação de bem-estar em cerca de 90% das pessoas expostas ao cheiro do café, gostem elas ou não da bebida em si.

Um aliado em tempos pandêmicos

Dentre muitos efeitos adversos causados pelo vírus Covid-19 está a parosmia, uma distorção no sentido olfativo que pode persistir por semanas e até meses. Já em alguns casos, os infectados são incapazes de ganhar seu olfato de volta. 

Mas nem tudo está perdido: alguns médicos desenvolveram uma espécie de “reabilitação olfativa” em pacientes que sofrem de parosmia como sequela da infecção por Covid-19, a qual envolve o nosso velho companheiro: o café.

Dada a potência com a qual o cheiro do café é capaz de afetar o nosso cérebro, profissionais da saúde como Patricia Portillo Mazal, médica do Hospital Italiano de Buenos Aires, desenvolveram exercícios olfativos capazes de devolver o olfato aguçado para os pacientes.

Portanto, é seguro dizer que o cheiro do café é um poderoso aliado no dia a dia e em períodos de crise, sendo capaz de prover auxílio emocional, motivacional e de saúde para todos.

Os benefícios do café são realmente fascinantes, não é mesmo? Se você se interessou por eles, por que não dar uma conferida na linha de cafeteiras da Café Sul e encontrar a máquina que irá te ajudar a começar bem suas manhãs?

Conheça mais a Máquina Café Sul

Entre em contato através de nossos telefones – (48) 4009-2250 ou (48) 99933-7820, visite nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp da Máquina Café Sul

Conheça todos os produtos, serviços e soluções que oferecemos: Purificadores de água, Máquinas de Café, Assistência Técnica e Máquinas de Gelo.

Aluguel, locação e Venda de Máquinas de Café

Januario Balestro

Januario Balestro

Diretor da empresa JDG Máquinas e Equipamentos

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Busca no Blog

MÁQUINA CAFÉ SUL

Máquina de Café para aluguel, locação, venda e eventos.

Últimas notícias:

Alugar uma máquina de café oferece diversas vantagens em comparação com a compra